Mas afinal, o que elas significam?
A "idade cronológica" é a idade real que o bebê tem, o tempo de vida dele depois do nascimento.
Já a "idade corrigida" é a idade ajustada ao grau de prematuridade. É a idade que o bebê teria se tivesse nascido de 40 semanas.
Mas como faço essa conta?
Se tomarmos como exemplo um bebê que nasceu há 1 mês atrás (o equivalente a mais ou menos 4 semanas) com 29 semanas de gestação, dizemos que sua idade corrigida atual é 33 semanas. Como? Somamos sua idade gestacional em semanas (29 semanas) ao tempo (também em semanas) transcorrido após seu nascimento (4 semanas), e teremos como resultado 33. É como se hoje ele tivesse 33 semanas de gestação. Teoricamente não deveria nem ter nascido ainda.
A idade corrigida desse bebê será sempre aproximadamente 2 meses (7 semanas) menos do que sua idade cronológica: quando ele tiver 4 meses de idade cronológica, terá 2 meses de idade corrigida.
Por qual razão devemos utilizar a idade corrigida?
Não dá pra desejar que um bebê prematuro sente, engatinhe, fale ou ande no mesmo tempo que um bebê a termo. Não podemos esquecer que os prematuros são "mais novos" do que o que a sua idade real mostra. Até porque cada criança é única e tem seu tempo para realizar cada um desses marcos do desenvolvimento infantil.
Desta forma, utilizamos a "idade corrigida" para avaliar de forma mais adequada o desenvolvimento físico, intelectual e comportamental do prematuro, que poderá ser diferente do padrão típico de um bebê que nasceu de 40 semanas.
Essa diferença no desenvolvimento tende a desaparecer durante os 3 primeiros anos de vida. Porém, alguns bebês podem apresentar atrasos no longo-prazo. O importante é manter acompanhamento periódico e sempre um excelente estímulo!
Conseguiu calcular a idade corrigida do seu bebê?
Estamos a disposição para mais informações!
Commenti