top of page

Chegou a hora de engatinhar! E agora!?

Foto do escritor: BrincareBrincare

Atualizado: 21 de abr. de 2020

O desenvolvimento de um bebê é marcado por algumas fases bem características, como o engatinhar. 👣

Muitos estudos revelam a importância deste período, as crianças precisam de espaço e liberdade para seguirem seus impulsos.


Engatinhar engloba todo ato de se deslocar, de ir de um lugar ao outro, sem ser caminhando. Isso pode ser arrastando o bumbum, ou as pernas, com a barriga no chão ou até de lado.


A importância da fase é proporcional a todo desenvolvimento que acontece entre os seis meses e o primeiro ano de vida da criança.


Entre os principais aspectos dessa etapa está o neuromotor, que consiste na capacidade do bebê de usar os estímulos que recebe do meio a partir dos seus sentidos. Além dele, há o desenvolvimento físico, o alinhamento da coluna, e o fortalecimento dos músculos.


Bebês precisam ser deixados no chão, com espaço e liberdade para se arrastar, sentar, levantar, pegar, largar e inclusive cair!


⚠️A supervisão é fundamental para que acidentes mais graves sejam evitados. Mas é preciso cuidado para que a superproteção não seja um empecilho no desenvolvimento dos filhos.


Quando você olha seu filho pelo chão da casa e se pergunta: por que ele se arrasta ou nem se arrasta?


Por que não engatinha como todo mundo, apoiado nos joelhos e nas mãos?


As crianças desenvolvem várias maneiras de se locomover, antes de andar. 👶 E, se o bebê tem menos que 10 meses, senta, segura objetos e se comunica, não há com que se preocupar. 👉 É importante apenas comunicar o fato ao pediatra, pois algumas particularidades neuromusculares e motoras podem ser detectadas nessa fase.


Existem vários tipos de engatinhar, e o jeito diferente de engatinhar causa mais impacto nos pais do que no próprio bebê. Os adultos insistem em ajudar a criança oferecendo andadores. ⚠ Ele deve ser evitado porque faz a criança perder a autonomia da tarefa motora e centro de equilíbrio, faz andar nas pontas dos pés e pode provocar acidentes.


Uma ótima estratégia para estimular é o fortalecimento da musculatura, para isto temos algumas dicas, como incentivar a posição de bruços, exercitar as perninhas (movimento de adução e abdução) e o deslocamento através do distanciamento para a busca de brinquedos favoritos, assim como fornecer apoio nos pezinhos do bebê com a sua própria mão quando está em posição de bruços.


Após o fortalecimento dessa musculatura fica possível estimular a tarefa "engatinhar propriamente dita", com rolinhos ou sua própria perna ou mão dando apoio na sustentação da posição (4 apoios) e possibilitando a alternância de mãos para a locomoção do bebê.


É sempre importante que o bebê tenha uma motivação para deslocar, um brinquedo uma pessoa chamando. 😉 Outra dica importante é o contato com o piso, se for um piso que desliza é importante a utilização de pé descalço ou meia com antiderrapante.


Estamos aqui, papais e mamães, para dúvidas! ❤️



63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page