Durante o processo de desenvolvimento as crianças vão estabelecendo relações com o corpo, com o outro e com o mundo ao seu redor. Este intercâmbio é fundamental para o desenrolar do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. As crianças realizam movimentos com o corpo, os quais, aos pouquinhos vão se estruturando e no decorrer da vida, assumem significado e exercem grande influência no seu comportamento.
Antes dos primeiros aprendizados, o corpo da criança precisa estar organizado, estruturado no tempo e no espaço. Precisa desenvolver seus movimentos amplos, como rolar, correr, saltar, pular e também seus movimentos finos, tais como pinçar, desenhar, recortar, amassar – ou seja, precisam acumular experiências motoras que estruturam sua imagem e seu esquema corporal: controle, coordenação, conhecimento e consciência do seu corpo.
O trabalho psicomotor, além de auxiliar no desenvolvimento motor e intelectual também auxilia na estruturação da personalidade das crianças, já que podem expressar seus desejos, desenvolver suas necessidades e trabalhar suas dificuldades.
A melhor maneira de iniciar o processo de desenvolvimento motor é por meio do ato de brincar!! Quando brinca, a criança expressa sentimentos, necessidades e constrói o seu mundo, a sua aprendizagem com suas referências vividas.
Comentários